Nutrição: alimentar-se de noite engorda?

OrkutShare

Como se alimentar no final do dia?

São muitos os mitos que circulam no mundo da nutrição e talvez o mais comentado e acreditado é que comer de noite engorda, ainda mais se o alimento for rico em carboidrato.

Mas e aí… será que engorda mesmo? Não, não engorda, ou melhor dizendo, comer de noite tem o mesmo efeito do que comer em qualquer hora do dia.  A grande diferença é que de noite é o período em que dormimos e se comermos muito e comermos alimentos que demoram mais para ser digeridos (como alimentos muito gordurosos), acabamos não dormindo direito e acordamos com a sensação de que a digestão não foi feita adequadamente, então nos sentimos com a barriga inchada e cansados, com a sensação de uma noite mal dormida. Dessa forma, vale a pena não exagerar no jantar e deixar para comer nessa hora, alimentos e preparações mais leves. Porém, não precisa comer menos e acordar no meio da noite com fome e atacar a geladeira. Cada pessoa deve se adequar as suas necessidades nutricionais, fisiológicas e com aquilo que sente melhor.

As sopas compostas por verduras, legumes, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e soja) e arroz, acompanhadas de um pãozinho integral são ótimas opções para o jantar. Abaixo duas receitas de sopas deliciosas, provadas e aprovadas…

  

Sopa rápida de legumes

INGREDIENTES

0,5 kg de músculo cortado em pedaços

1 cebola pequena ralada

1 dente de alho amassado

3 litros de água

3 colheres (de sopa) de óleo

1 tomate sem sementes e sem pele

1 cenoura

1 nabo

2 batatas

6 vagens

½ xícara(de chá) de arroz

MODO DE PREPARO

Refogue a carne, a cebola e o alho moído no óleo. Acrescente a água e cozinhe na panela de pressão fechada por 15 minutos em fogo alto.

Abra a panela, acrescente a cenoura, o nabo, as batatas, as vagens e o arroz e cozinhe com a panela de pressão fechada por mais 5 minutos. Se desejar uma sopa mais grossa, deixe ferver por mais 5 minutos com a panela aberta.

Rendimento: 3 pessoas

asdf

Sopa nutritiva

INGREDIENTES

 1 berinjela

1 babo

2 maços de cebolinha

1 ou 2 latas de purê de tomate (ou tomate picado)

1 maço de aipo ou salsão

1 repolho grande

1 cebola picada

3 cenouras

2 xícaras de vagem picada

Temperos a gosto

MODO DE PREPARO

Corte os legumes em pedaços pequenos ou médios e cubra de água.

Ferva rápido por 10 minutos; então, abaixe o fogo, mantendo o ponto de fervura por aproximadamente 40 minutos. Tempere a gosto.

Rendimento: 6 pessoas

asdf

By Ana Carolina Lima

Estudante do último ano de nutrição da Faculdade de Saúde Pública/USP